Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oficinas de combate ao racismo institucional para promotores e servidores têm início em Triunfo

    O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) dá mais um passo para se consolidar como referência nacional no enfrentamento ao racismo. Ainda este mês, a instituição dá início a uma série de oficinas de capacitação direcionadas aos promotores e servidores de Justiça de todo o Estado. Na pauta do encontro, um dos objetivos principais é discutir como o MPPE pode agir na implementação da Lei 10.639/03 (alterada pela 11.645/08), que institui o ensino da história e cultura dos povos africanos, afrobrasileiros e indígenas nas escolas brasileiras, como forma de combater a discriminação racial através da informação. O primeiro encontro acontece em Triunfo nos dias 15 e 16 de abril, abrangendo um total de 52 municípios.

    Também está na pauta das oficinas o debate sobre o racismo institucional. Conceito relativamente novo, ele se refere ao fracasso de uma organização em prover um serviço adequado a um cidadão por causa de sua cor ou origem étnica. Normalmente inconsciente, ele se manifesta perante a inércia da instituição frente aos problemas de um determinado grupo étnico. O próprio atraso na implantação da Lei 10.639/03 é um exemplo de racismo institucional: primeiro, o Estado brasileiro leva várias décadas para enxergar a necessidade de incluir em seu sistema de ensino referências aos povos que compõem quase 50% da população brasileira; depois de aprovada, há sete anos, ainda não houve uma atuação séria para sua implementação.

    Os temas serão debatidos com especialistas em ciências sociais e psicologia. Num primeiro momento, haverá uma palestra sobre desigualdades raciais, educação e ações afirmativas aberta ao público externo; num segundo, apenas com a presença dos servidores do MPPE e promotores de Justiça, haverá discussões mais aprofundadas, culminando com a apresentação de um diagnóstico sobre o grau de comprometimento dos municípios com a implantação da Lei 10.639/03 e sobre as comunidades quilombolas da região. Ao final, o grupo deverá identificar as prioridades e estabelecer metas de atuação quanto aos dois temas.

    Já estão programadas também oficinas em Garanhuns, Gravatá e Recife. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racial) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), com apoio financeiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Durante os encontros, os participantes vão participar de uma pesquisa interna para avaliar o grau de percepção da discriminação dentro do próprio Ministério Público.

    Planejamento Estratégico - As oficinas de sensibilização e capacitação em combate ao racismo institucional fazem parte das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico do MPPE para o período 2009-2012. Até dezembro deste ano, o Ministério Público deverá capacitar 100% dos membros e servidores de comarcas onde existem comunidades quilombolas, e a totalidade do público interno até o final de 2012. Também é meta institucional implantar GTs Racismo em 100% das macrorregiões do Estado.

    AGENDA DAS OFICINAS

    Datas

    Local

    Circunscrições

    15 e 16 de abril

    Triunfo

    1ª, 2ª, 3ª e 14ª

    6 e 7 de maio

    Garanhuns

    4ª, 5ª e 7ª

    20 e 21 de maio

    Gravatá

    6ª, 10ª, 11ª e 12ª

    10 e 11 de junho

    Recife

    8ª, 9ª, 13ª e Capital

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA - 1ª OFICINA - SERTÃO

    DATA: 15 e 16 de abril de 2010

    LOCAL: Triunfo

    OBJETIVO: Fortalecer as estratégias para implementação da Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, aprofundando o debate sobre o racismo, racismo institucional e suas diversas formas manifestação.

    1º Dia

    09h00 - Abertura

    09h30 - Palestra: Desigualdades raciais, educação e ações afirmativas no Brasil

    Marcilene Garcia de Souza - Cientista social

    10h10 - Participação da Plenária

    11h00 - Intervalo

    Oficinas para membros e servidores do MPPE

    11h15 - Imaginário Social e Representação

    Maria Lucia da Silva - Instituto AMMA Psique e Negritude

    Maria de Jesus Moura - Observatório Negro

    12hs45 - Almoço

    14h00 - Imaginário Social e Representação (continuação)

    16h00 - Intervalo

    16h15 - Racismo Institucional: conceitos e manifestações

    Maria Lucia da Silva - Instituto AMMA Psique e Negritude

    17h15 - Desafios do MPPE na implantação da Lei 10.639/03 e 11.643/08: relato das experiências dos Promotores de Justiça

    18hs00 - Avaliação do dia.

    2º Dia

    08h00 - Diagnostico da situação das Comarcas

    09h00 - Plenária com debate: Apresentação do Diagnostico

    10h00 - Elaboração de Plano de Trabalho - Identificação da prioridade e definição de metas

    11h00 - Intervalo

    11h15 - Elaboração de Plano de Trabalho - Identificação da prioridade e definição de metas (continuação)

    11h45 - Apresentação do Plano de Trabalho (Plenária)

    12h45 - Avaliação e Encerramento

    13h00 - Almoço

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oficinas-de-combate-ao-racismo-institucional-para-promotores-e-servidores-tem-inicio-em-triunfo/2141028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)