Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pernambuco contra o crack chega ao município de Goiana

    O projeto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Pernambuco contra o Crack terá suas ações de combate e enfrentamento ao tráfico e consumo de drogas levadas ao município de Goiana, na Mata Norte do Estado. A ação será coordenada pelos promotores de Justiça da localidade, Fabiano Sairava (Cidadania), Genivaldo Fausto de Oliveira (Infância) e Patrícia Ramalho de Vasconcelos (Criminal). O pontapé inicial será dado em encontro nesta quarta-feira (20), na Escola Técnica Estadual de Goiana, a partir das 14h.

    Na ocasião, estarão presentes o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, o idealizador do projeto, promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra, além do prefeito Fred Gadêlha, comandante do Batalhão da PM, delegados de Polícia civil, secretários municipais de Educação, Saúde e Ação Social, diretores e professores de escolas das redes pública e privada, líderes religiosos e comunitários, dirigentes de ONGs, representantes das Gerências Regionais de Educação e de Saúde da Mata Norte.

    Goiana é o quarto município da região a discutir a problemática das drogas e traçar ações de combate ao tráfico e consumo. O MPPE discutiu as ações do Pernambuco contra o Crack nos municípios de Nazaré da Mata, Condado e Paudalho, de fevereiro do ano passado até agora. Outros encontros também estão previstos para Carpina e São Lourenço da Mata. “Para fechar o ciclo da região, só fica faltando o município de Surubim, que estamos em negociação para começar a discutir o problema e assim encontrarmos o caminho da prevenção e do combate às drogas”, explica Seabra.

    O projeto ganha nuances novas a cada localidade que chega, pois para o combate às drogas ser intenso e realmente dar certo, precisa do apoio da população e para isso as ações são adaptadas à realidade de cada município. No caso de Goiana, o MPPE quer agir preventivamente devido aos grandes empreendimentos previstos para a região. “Estamos tentando nos antecipar, chegar antes. Porque o progresso chega, mas é preciso a cidadania chegar também e nós temos que cuidar das nossas crianças e mantê-las longe das drogas”, diz o procurador-geral, acrescentando que a preocupação com o aumento da violência e dos crimes por causa dos grandes empreendimentos de Goiana é uma constante.

    Pernambuco contra o Crack - O projeto nasceu em Arcoverde, no Sertão do Estado, e um ano após sua implantação conseguiu reduzir em 86% o número de atos infracionais envolvendo adolescentes. Além disso, o projeto conseguiu diminuir o consumo e o tráfico de drogas na região. A iniciativa expandiu-se para outras cidades, mobilizando a população desses locais, até ser ampliada pelo MPPE para atingir todo o Estado.

    A ideia do programa é combater, não só o crack, mas o uso de todas as drogas, sob várias frentes: na educação dos jovens, para que não experimentem o crack; na saúde, para o tratamento dos dependentes químicos; e na segurança pública, por meio do combate ao tráfico e à violência que acompanha o seu uso.

    Com a iniciativa, o MPPE convida a todos que podem colaborar no enfrentamento às drogas: família, escolas, poder público e organizações governamentais e não-governamentais. “Todo apoio é importante para vencer a guerra contra as drogas, e em especial, contra o crack”, afirma Carlos Eduardo.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pernambuco-contra-o-crack-chega-ao-municipio-de-goiana/100403886

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)