Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordos com bares de Igarassu tentam reduzir poluição sonora no município

    Com um ano recentemente completado da campanha Som Sim Barulho Não, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atua mais uma vez no combate ao problema da poluição sonora. O promotor de Justiça Fabiano de Araújo Saraiva firmou 11 termos de ajustamento de conduta (TACs) com proprietários de bares de Igarassu para acabar com o barulho excessivo nos seus estabelecimentos. Pelos acordos, eles se comprometeram a não utilizar, no interior ou exterior dos locais, instrumentos que provoquem ruídos sonoros em níveis que possam causar a perturbação ou danos à saúde da população. Além disso, devem cobrar que os clientes também cumpram as regras de não fazer uso de caixas de som em automóveis ou quaisquer outros equipamentos.

    O promotor Fabiano Saraiva destaca que causar poluição sonora, de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, constitui-se crime previsto no artigo 54 da Lei 9.605/98, com punição de um a quatro anos de prisão, além de multa. Assim, ele também explicitou no acordo a atuação das polícias Militar e Civil para combater o crime. Elas devem atuar de modo preventivo e, nos casos de constatação de infrações, tomar as providências adequadas quando ocorrem flagrantes do ato delituoso, apreendendo os equipamentos causadores da poluição sonora e conduzindo os infratores à delegacia para os devidos procedimentos. Além da atuação policial, o promotor recomendou que os proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente bares e restaurantes, coloquem aviso acerca da proibição do abuso no uso de instrumentos sonoros que perturbem o sossego e à saúde dos cidadãos.

    Se não cumprirem as obrigações assumidas nos TACs, os donos dos bares poderão receber multa diária de R$ 3 mil, assim como poderão ter as atividades de seus estabelecimentos encerradas por infringirem as normas de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Os valores eventualmente arrecadados serão revertidos para o Fundo Municipal do Meio Ambiente.

    Termo de Compromisso - Para garantir o combate à poluição sonora em Igarassu, o promotor Fabiano Saraiva realizou também termo de compromisso operacional com a Polícia Militar. Com isso, os policiais se comprometeram a realizar - pelo menos uma vez por semana e preferencialmente nos fins de semana - operação de fiscalização dos bares, restaurantes e estabelecimento do gênero a fim de verificar a regular abstenção de crimes de poluição sonora. Caso haja flagrante de pessoas que realizam barulhos excessivos, eles devem fazer o Boletim de Ocorrência (BO) e conduzir os infratores para a delegacia de Polícia Civil para instauração do respectivo inquérito policial ou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), além de apreender os instrumentos dos crimes.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações201
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordos-com-bares-de-igarassu-tentam-reduzir-poluicao-sonora-no-municipio/2548659

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)