Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo com o MPPE combate poluição ambiental de lava jato no Engenho do Meio

    Um lava jato localizado no bairro do Engenho do Meio, no Recife, vem causando poluição ambiental para a vizinhança do local. Para regularizar a situação, o dono do estabelecimento firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em que se comprometeu a suspender a lavagem de veículos até implementar um eficiente sistema de coleta para os efluentes e evitar os danos causados.

    Além disso, pelo acordo celebrado junto ao promotor de Justiça Sérgio Souto,

    o proprietário do local assumiu a responsabilidade de permitir a vistoria dos agentes de fiscalização da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) e Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam). Caso os órgãos não aprovem o ambiente, o estabelecimento deverá encerrar as atividades no local.

    O descumprimento do acordo pode acarretar multa de R$ 500 mensais para o proprietário, que será revertida ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.

    Lava jato e a poluição - A lavagem de veículos resulta em uma liberação de produtos poluidores que chega através de canaletas aos coletores de esgoto, podendo causar a obstrução das redes e danos aos equipamentos e instalações das estações de tratamento. Os lava jatos são uma fonte de preocupação das empresas que tratam o esgoto.

    De acordo com as normas ambientais, lava jatos precisam instalar recipientes próprios para filtrar e armazenar o óleo utilizado na pulverização dos veículos. Tal procedimento separa o óleo da água de modo a liberar apenas a água. Quando o reservatório destinado a armazenar o óleo atinge sua capacidade máxima, empresas especializadas devem retirar o produto e dar o correto destino a ele, garantindo assim segurança ao meio ambiente.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações698
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-com-o-mppe-combate-poluicao-ambiental-de-lava-jato-no-engenho-do-meio/2245658

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)