Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agências bancárias de Serra Talhada terão que obedecer a tempo máximo de atendimento

    Com o objetivo de garantir o direito do consumidor que utilizam os serviços bancários, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação às agencias bancárias do município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), para que adotem todas as medidas necessárias a fim de garantir que o tempo máximo de espera nas filas de atendimento nas agências obedeçam os termos das Leis Municipal nº 991/2000 e Estadual nº 12.264/2002. Ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), foi recomendado que fiscalize o cumprimento das obrigações pelos Bancos.

    Segundo a recomendação, elaborada pelo promotor de Justiça Mário Gomes de Barros, a Lei Municipal nº 991/2000 dispõe que as agências bancárias devem realizar o tempo de atendimento da seguinte maneira: até 15 minutos, em dias de expediente normal (segunda a sexta-feira); até 30 minutos, em véspera ou após feriados prolongados; e até 30 minutos, em dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos, ou de tributos municipais, estaduais e federais.

    Foi recomendado ainda que, se necessário, os Bancos devem aumentar o número de atendentes e guichês de atendimento para dias e horários de maior movimento, ou até mesmo providenciar novas agências no município, para suprir a demanda e atender às exigências da legislação vigente. As agências terão o prazo de 30 dias para informar à Promotoria de Justiça quais providências foram adotadas.

    A submissão dos usuários a longas filas e à demora excessiva para atendimento caracteriza além de má prestação de serviço, tratamento desumano e degradante, expressamente proibido pela Constituição Federal (art. 5º, inciso III).

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agencias-bancarias-de-serra-talhada-terao-que-obedecer-a-tempo-maximo-de-atendimento/112134836

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)